Imprensa Notícias
Autor: João Menezes e Nilson Guedes
Fonte: Assecom

IFMT e Prefeitura de Barra do Bugres devem firmar parceria para implantar cursos profissionalizantes

10 de Setembro,2018

O prefeito Raimundo Nonato acompanhado da primeira-dama, Irene Bernardino de Faria, dos secretários municipais de Planejamento Valdinei Gomes Paulino, e de Educação, Célia Aparecida Louzada, estive visitando na última quinta-feira, 06/09, as dependências da antiga Escola Agrícola.

O objetivo da visita foi vistoriar as condições da unidade escolar, já que o município fechou uma parceria entre prefeitura e IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso) na implantação de cursos profissionalizantes na antiga Escola Agrícola Deputado Hitler Sansão.

Célia Aparecida Louzada lamentou as condições em que se encontram as instalações da antiga escola agrícola. “O prefeito Raimundo desde que assumiu vem buscando uma parceria para utilização deste espaço e agora com esses cursos será uma ótima oportunidades dos nossos jovens se profissionalizarem”, exaltou Célia.

A antiga Escola Agrícola Hitler Sansão está localizada a 06 quilômetros do centro urbana da cidade, com uma área de 22 alqueires, possui uma ampla estrutura contando com excelentes salas de aulas, banheiros, sala de reunião, refeitório, sala de fábrica de ração e ambiente de atividades escolar.

O local foi cedido em regime de comodato para alojamento dos alunos do 3ª Grau Indígena, mas está sem uso há dois anos consecutivos por falta de recursos do governo estadual.

O secretário municipal de Planejamento, Valdinei Gomes Paulino, destacou que a implantação dos cursos profissionalizantes deverá iniciar ainda este ano e contará com dois cursos “embriões” e vão aumentando conforme a demanda do município.

“Faz parte da gestão do nosso prefeito Raimundo Nonato fortalecer as instituições de ensino em nosso município e hoje deparamos com essa estrutura enorme, porém, abandonado, mas o prefeito buscou junto a instituto federal essa parceria real e concreta para qualificação dos nossos munícipes no mercado de trabalho”, destacou Valdinei enaltecendo. 

O prefeito Raimundo Nonato fez questão de contar como foi o início da ideia de transformar a escola Agrícola deputado Hitler Sansão em uma escola técnica federal. Raimundo disse que no início da sua gestão, ele e seu vice-prefeito Gustavo Abi-Rached Cruz, procuraram, Gilcélio Peres, diretor do Campus de Tangará da Serra, para tratar da possibilidade do IFMT implantar cursos profissionalizantes e, posteriormente, a implantação de cursos superiores no município para atender, também, cidades circunvizinhas.

Assista ao vídeo