Imprensa Notícias
Fonte: Assecom

Parceria na SMEC de Barra do Bugres realiza curso de Viola de Cocho

06 de Agosto,2018

A Secretaria de Municipal de Educação de Barra do Bugres (SMEC), através do Departamento de Cultura, em parceria com os projetos Ponto de Cultura “Me Chama Que Eu Vou” e Nova Integração da Polícia Militar, finalizou um curso de Viola de Cocho na manhã desta segunda-feira, 06/08, ministrados pelos mestres José Mariano de Souza e o artista plástico Rosalino Aloízio Magalhães.

Com o objetivo de resgatar e dar continuidade a cultura genuinamente mato-grossense, em confecção de Viola de Cocho, o professor Manoel Faria, popular Maninho, diretor do projeto Me Chama Que Eu Vou, firmou uma parceira com a SMEC e disponibilizou um curso para 21 alunos do projeto Nova Integração da Polícia Militar.

O professor Maninho agradeceu a fazenda Santa Maria e Móveis Link por ter cedido a madeira usada na confecção das violas de cocho que foram tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como patrimônio histórico mato-grossense.

O major Pedro, comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, parabenizou os alunos do projeto Nova Integração, criado e mantido pela instituição, através de parcerias, dizendo que esse aprendizado, dispensados pelos mestres, não vai deixar essa cultura morrer. Tudo que aprenderam poderão passar para outros jovens que também darão continuidade na cultura que é 100% mato-grossense.

Célia Lousada, secretária Municipal de Educação, enalteceu a iniciativa de professor Maninho e os mestres José Mariano de Souza e o artista plástico Rosalino Aloízio Magalhães de encarar o desafio, passar os conhecimentos e resgatar a cultura genuína cuiabana e mato-grossense. “Temos agora que ministrar um curso para os alunos aprender a tocar o instrumento que eles confeccionaram”, adiantou.

O prefeito Raimundo Nonato, acompanhado da primeira-dama, Irene Bernardino de Faria, que participou da cerimônia de entrega de certificados, ressaltou a importância que a Secretaria Muncipal de Educação, através do Departamento de Cultura, vem dando a cultura mato-grossense. O prefeito argumentou que esse projeto, por meio de parcerias, vai dar a oportunidade dar continuidade e preservar uma tradição que existe há muitos. “O conhecimento tem que ser passado para a nova geração par anão deixar morrer as nossas tradições”, salientou.