Autor: João Menezes

SMEC realiza Conferência Municipal do PME

01 de Novembro,2017

Teve início na noite desta terça-feira (31), na Secretaria Municipal de Educação, a IIª Conferência Municipal do PME (Plano Municipal de Educação), com a palestra do professor doutorando Bartolomeu José Ribeiro de Sousa com a palestra: “O Plano Municipal de Educação e o planejamento em tempos de crise”. A abertura do evento contou com a presença de representantes dos profissionais da educação e os vereadores Simone Arantes, Sebastião Falanque e João Luiz, João Bosco Fernandes El Hage representante do Sintep e a presidente do Sispumbb Cleuza Aparecida Galiassi.

Prossegue durante toda esta quarta-feira, com início a partir desta 7h e término previsto para as 17h, a programação com enfoque das discussões relacionadas ao objetivo geral que é garantir o diálogo como método e a democracia como fundamento, objetivando o acompanhamento, alinhamento e avaliação do PME.

Objetivos Específicos

1. Contribuir para o processo de acompanhamento e avaliação das medidas legislativas estabelecidas nos artigos da lei 2188 /2015, metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.
  2. Contribuir para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação, numa abordagem sistêmica, com vistas no planejamento e gestão, avaliação, financiamento, formação inicial e continuada dos trabalhadores na educação, além da garantia das condições de oferta de ensino com qualidade social.
  3. Indicar as condições para o acompanhamento e definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social.

De acordo com o palestrante, Bartolomeu José Ribeiro, a comunidade do município foi convidada para discutir os rumos da educação para as crianças e jovens. Barra do Bugres já tem um plano em vigência há dois anos. “Essa conferência tem o objetivo de avaliar o que foi feito e discutir as metas e estratégias no que precisa e o que não precisa ser mudado nos próximos oito anos”, salientou Bartolomeu afirmando a importância da presença dos profissionais da educação e toda sociedade no evento.

A secretária municipal de Educação de Barra do Bugres, Célia Aparecida Ferreira Louzada, destacou a importância dos profissionais de educação e sociedade em geral a participar dessa IIª Conferência Municipal do Plano Municipal de Educação, para alinhar as metas e estratégias do plano que irá nortear o futuro da educação no município. Célia enalteceu a presença do professor doutorando Bartolomeu que, de forma voluntária, está contribuindo na realização do evento, onde é detentor de muito conhecimento na área da educação.