O Município Símbolos Municipais Brasão

Brasão de Barra do Bugres

 O Brasão de Armas do Município de Barra do Bugres, é de autoria do Heraldista Alcione Antônio Peixoto de Farias, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, é assim descrito: encimado pela coroa mural de oito torres de argentes, das quais cinco são visíveis. No centro uma planta a ipecacuanha ( poaia) ladeada por duas seringueira de sinopla. Em pontas um endentado de goles, carregados de uma faixa ondeada de argente se encontra com a primeira. Como suportes troncos de madeiras e sobre estes uma faixa contendo o nome de Barra do Bugres, ladeado pelos anos 1.944 e 1.966.

 

Interpretaçao Simbolica

  a)     O escudo usado para representar o Brasão de armas de Barra do Bugres, foi o 1º modelo d escudo introduzido em Portugal, por influencia Francesa e herdada pela heráldica Brasileira como lembrança da raça colonizadora e da principal formação da nossa nacionalidade.

  b)    A coroa mural de oito torres de argentes das quais apenas cinco são visíveis, classifica a cidade representando a sede da Comarca.

  c)     O metal argente (prata) simboliza a paz, amizade trabalho, prosperidade e pureza.

  d)    No centro do escudo a Ipecacuanha (poaia) e as seringueiras de sinopla (verde) representam as riquezas naturais mais importantes até agora exploradas no Município.

  e)     A cor sinopla (verde) simboliza a Honra, civilidade, Cortesia, alegria abundância, e a cor simboliza a esperança e é verde pois refere-se aos campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.

  f)      O endentado de goles ( vermelho) representa a serra de Tapirapuã que atravessa o Município, e a faixa ondeada de argentes (prata) representa o Rio Paraguai e a 2ª faixa o Rio do Bugres, em cuja barra se localiza a cidade vindo daí o nome  de Barra do Bugres.

  g)     A cor vermelha significa dedicação, amor, pátria, audácia, intrepidez, coragem, valentia.

  h)    Os troncos de madeiras lembram a industria extrativa de madeiras de lei (entre elas o mogno) que se constituem em fatos de grande importância na economia do Município.

  i)       Na faixa vermelha, letras prateadas, inscreve-se o nome de Barra do Bugres   ladeados pelos anos de 1.944 de sua emancipação política e de 1.966 de sua elevação a categoria de cidade sede da comarca.