Secretaria Desenvolvimento Social e Trabalho

Assistência Social participa do Seminário Estadual Agosto Lilás

04/08/2022 ás 09:53:00
Fonte: Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Secretária Joana Miriam Pereira Carrasco e sua equipe participaram do Seminário Estadual Agosto Lilás – Panorama do Estado de Mato Grosso, que aconteceu no dia 03/08/2022 na Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM na Capital.

A campanha Agosto Lilás tem como objetivo de discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. E as atividades desse mês coincidem com o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência.

A Secretária Joana Miriam fez uma apresentação no seminário, com o tema: “Rede de Proteção a Mulher – Experiência do Município de Barra do Bugres”, apresentando as diversas ações e atividades que a Secretaria Municipal está a frente desde a Campanha do Março Mulher, a Diplomação das Mulheres Destaque do Município, a Posse das Conselheiras no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), os atendimentos e acompanhamentos pelas equipes do CRAS e CREAS às mulheres vítimas de violência, o Projeto Saber Viver – Grupo Reflexivo para autores de Violência Doméstica e Familiar.

A Secretária destaca que “Nos últimos 06 (seis) meses, estamos traçando diversas estratégias para minimizar a situação às vítimas de violência domestica e familiar, desde o incentivo às denúncias, quanto o atendimento e acompanhamento das famílias vítimas de violência. Sabemos que precisamos atuar em rede, para isso estamos em parceria com o Conselho Municipal da Mulher para fortalecer a Rede de Proteção e de Atendimento no município”.

Estavam presentes no Seminário, a Coordenadora do CRAS União Vera Benites, a Coordenadora do CRAS Maracanã Ilza Cristina Santos, a Coordenadora do CREAS Sara Pedro da Silva, a Coordenadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Laura Casasus, a Coordenadora do Cadastro Único/PAB Simone Ximenes, a Assistente Social Fernanda Fachin, a Assistente Social Faiga Silva, a Assistente Social Elizangela Oliveira e a Psicóloga Zilza Sertão.

Na sexta feira (05/08) a SMAS dará início a campanha Agosto Lilás no município de Barra do Bugres/MT, que terá diversas uma série de ações de sensibilização como: palestras, roda de conversa, atividades educativas, faixas informativas, banner, debates, ida as rádios locais, mesa redonda, reunião ampliada, visita ao comércio além das ações de informações, com o fim de conscientizar a população a respeito do combate aos casos de violência doméstica e familiar contra a Mulher.