Banco de Sangue de Barra do Bugres promove Semana do Doador de Sangue

23/11/2021 ás 11:06:00
Bruna Blaz

Ação em comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue busca reforçar reservas para o final de ano.

No próximo dia 25 de novembro se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar durante o ano e sensibilizar a população para a importância da doação. O evento será no “Dr. João Batista de Oliveira”, atrás da UPA, bairro Maracanã.

Novembro é um mês muito especial para a doação de sangue no Brasil. Este mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados que torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e a doação de sangue regular, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Além de homenagear os doadores, o objetivo da Semana do Doador de Sangue é estimular a doação de sangue no município de Barra do Bugres. O evento acontece entre os dias 22 a 26 de novembro com a ideia de aumentar o volume do estoque, para que não venha faltar sangue em dezembro e janeiro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

Durante a semana de comemoração a Unidade de Coleta com apoio da Secretaria Municipal de Saude promoveu uma decoração carinhosa produzida pela equipe, dará “mimos” aos doadores e recebeu a doação de um suporte para acomodar o homogeneizador de bolsa de sangue pelo empresário Elmar José Linck da Móveis Linck.

Como doar

Para doar sangue o candidato deve fazer o agendamento pelo telefone (65) 3361-2702 e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, comparecer com o responsável legal), pesar mais de 50 kg e levar documento oficial com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação. Ter dormido pelo menos 6 horas. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (obter mais informações – ligue 65 3361-2702).

Compareça no Banco de Sangue, vista sua máscara e faça a diferença na vida de quem precisa. A doação de sangue continua sendo segura. Doe Sangue Regularmente. Tem sempre alguém precisando de você!

Escrita por Bruna Blaz