Imprensa Notícias
Saúde

Dia Mundial do Doador de Sangue 2024 20 anos celebrando a generosidade: muito obrigado doadores de sangue!

05/06/2024 ás 11:20:00

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) convida para a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue que é comemorado todos os anos por pessoas de todo o mundo em 14 de junho. Esta data homenageia o aniversário de Karl Landsteiner, que foi biólogo, médico e imunologista que recebeu o Prêmio Nobel por sua descoberta do grupo sanguíneo ABO (conhecido como pai da medicina transfusional).

O evento foi organizado pela primeira vez em 2004, por quatro organizações internacionais para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros e para agradecer aos doadores de sangue por suas doações voluntárias de sangue que salvam vidas.

Por sua vez, a transfusão de sangue e hemoderivados ajuda e salva milhões de vidas todos os anos. Em muitos países, não existe um abastecimento adequado de sangue seguro e os bancos de sangue enfrentam o desafio de disponibilizar sangue suficiente, garantindo ao mesmo tempo a sua qualidade e segurança.

O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente: somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão. A doação é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado no banco de sangue, para uso subsequente em transfusões de sangue. É um composto de células que cumprem funções como: levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Realmente, salva a vida de alguém!

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes sanguíneos e, assim, pode beneficiar até 04 pacientes com apenas uma bolsa de sangue coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

 

Pré-requisitos para ser doador de sangue:

– Levar documento oficial com foto;

– Estar em boas condições de saúde;

– Estar bem descansado;

– Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);

– Idade até 60 anos, se for a primeira doação;

– Pesar mais do que 50 kg;

– Não estar em jejum;

– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não estar grávida ou amamentando;

– Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;

– Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;

–Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão;

– Entre outras condições de saúde que será esclarecida na triagem clínica no dia da sua doação de sangue.

Por isso, o Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira” lança a Campanha Junho Vermelho: Você é a Gota que faltava” para apoiar nacionalmente o mês de conscientização da importância da doação de sangue e a equipe deseja agradecer a generosidade, amorosidade e dedicação dos nossos doadores de sangue por ajudar a manter o estoque de bolsas de sangue.

Para manter o estoque em nível seguro, o Banco de Sangue espera que compareça muitas pessoas para tentar doar sangue neste mês

Ao longo do mês, em comemoração à data, o Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira” estará desenvolvendo palestras de conscientização e incentivo a doação de sangue em algumas empresas por meio do Projeto Empresa Solidária; receberá novos doadores por meio do apoio de algumas igrejas; atenderá os doadores por meio de agendamento pelo (65) 3361-2702 (whatsapp) e também pelo preenchimento do formulário para cadastramento para ser doador de sangue que está no Instagram @bancodesanguebarradobugres e intensificará a publicidade nas redes sociais sobre  doação de sangue.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Ministério da Saúde

https://en.wikipedia.org/wiki/World_Blood_Donor_Day

Setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira”

Compartilhe esta notícia!

Outras Notícias