Imprensa Notícias
Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Barra do Bugres Realiza Ações para Preservação de Áreas de Preservação Permanente (APPs)

06/06/2024 ás 11:23:00

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Barra do Bugres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Unidade Prisional, está implementando ações de preservação e conscientização das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Essas iniciativas visam proteger as nascentes e evitar a degradação ambiental causada pelo descarte inadequado de resíduos.

O Secretário de Meio Ambiente, Wesley Granela, destacou a importância da conscientização da população sobre a preservação ambiental. "Então é a Semana do Meio Ambiente, eu acho que a gente tem que conscientizar, conscientizar a população da importância, da gente preservar, que a gente tem que pensar que futuro nós queremos, né? A gente está vendo aí as mudanças climáticas e a gente cobrando as autoridades e a gente não faz o dever de casa," afirmou Granela.

A engenheira ambiental da prefeitura, Daniele Dourado, enfatizou a importância das ações de cercamento das nascentes para a preservação das APPs em áreas urbanas. "Hoje, essa ação é de suma importância para o município, pois é só com o cercamento que a gente vai conseguir fazer a preservação ambiental das áreas de APP em perigo urbano. Hoje a gente tem um número acima de 20 nascentes catalogadas, né? Essas nascentes são responsáveis pelo abastecimento do Rio Paraguai e grande parte delas vem sofrendo com a intervenção humana. O pessoal acaba jogando lixo nas áreas de APP, e esse material causa contaminação do curso d'água e assoreamento. O objetivo é cercar 100% das nascentes em perigo urbano e nas áreas de APP," explicou Dourado.

Wesley Granela reforçou a necessidade da colaboração da população na preservação das APPs. "A Prefeitura está fazendo o dever dela, vai cercar as APPs, vai proteger, vai sinalizar, mas a população tem que nos ajudar. Se vê alguém jogando lixo e a pessoa não quiser escutar o que você está dizendo, ligue para o Meio Ambiente, a gente vem e conscientiza, conversa," declarou Granela.

A Prefeita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira, acompanhou as atividades e ressaltou a importância da colaboração da população na preservação ambiental. "O Meio Ambiente está aqui presente, coletando o lixo. As pessoas estão aqui, a patrola também está retirando, porque o pessoal voltou a jogar lixo. Agora nós vamos passar uma cerca e está proibido jogar lixo. Espero que a população entenda que é muito importante não jogar lixo nas áreas de APP, não só aqui, como em todas as áreas de APP. É uma área onde a água corre, ali tem um córrego logo abaixo. Vamos conscientizar, vamos fazer o melhor para nossa cidade, uma cidade linda, bonita e organizada. Eu peço à população encarecidamente que nos ajude a preservar as nossas APPs," afirmou a prefeita.

As ações realizadas pela Prefeitura de Barra do Bugres durante a Semana do Meio Ambiente destacam a importância da preservação das APPs e da conscientização ambiental. A colaboração entre o governo municipal, as secretarias envolvidas e a comunidade é essencial para garantir a proteção dos recursos naturais e um futuro sustentável para a cidade.

Fotos
Compartilhe esta notícia!

Outras Notícias