Desenvolvimento Social e Trabalho

Projeto “Saber Viver” é lançado em Barra do Bugres

05/07/2022 ás 11:02:00
Fonte: Assistência Social

Em Barra do Bugres, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a 3ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Bugres realizaram  na última segunda feira (04/07) o lançamento de início do Projeto “Saber Viver” – Grupo Reflexivo para autores/as de violência Doméstica e familiar, o evento aconteceu no Fórum de Barra do Bugres/MT, reafirmando as parcerias entre os órgãos: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Policia Militar, Policial Civil, UNEMAT, Secretária Municipal de Saúde, Igreja Católica Santa Cruz através da Pastoral Carcerária e os Alcoólicos Anônimos.

O Projeto “Saber Viver” compõe a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do município de Barra do Bugres/MT, com o objetivo de reduzir os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e de implantar e implementar a política de proteção às vítimas, visando a promoção da justiça e da equidade social, bem como, a reinserção familiar dos/as autores/as do fato.

No evento, na mesa de autoridades estavam presentes a Prefeita Municipal, Senhora Maria Azenilda Pereira, a Juíza da 3ª Vara Criminal Drª Lilian Bartolazzi Laurindo Bianchini, a Secretária Municipal de Assistência Social, Senhora Joana Miriam Pereira Carrasco, a Deputada Estadual Janaina Riva, o Juiz Diretor do Fórum Drº Silvio Mendonça Ribeiro Filho, a Delegada da Policia Civil Drª Renata Silva Evangelista, o Promotor de Justiça Drº Aldo Kawamura Almeida, a Vereadora Professora Cleide Rodrigues de Oliveira.

A Prefeita Maria Azenilda Pereira ressalta a importância dos projetos voltados no enfrentamento à violência contra a Mulher. “A administração Municipal está empenhada em ações importantes voltadas aos direitos das mulheres, principalmente no enfrentamento à violência doméstica”.

A Dra Liliam enfatizou que o Projeto tem o intuito de efetivar a Lei 11.340/2006, “Com o grupo Reflexivo estaremos aplicando o artigo 45 da Lei Maria da Penha, quanto a adoção de programas de recuperação e reeducação do agressor, com isso estaremos efetivando uma ação que visa a redução de casos de reincidência. E possibilitaremos que os reeducandos que estão na Cadeia pública possam participar através do sistema televisivo doado pela Usina Barralcool ”.

A Secretária Joana Miriam explica que o evento teve como objetivo celebrar e estabelecer as parcerias entre os Órgãos Governamentais, Não-governamentais e a Sociedade Civil na execução do Projeto “Saber Viver”, que possui uma metodologia planejada e focada na articulação político-institucional. “A atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar busca com o Projeto “Saber Viver” ofertar atividades em grupo, com o foco na concretude das políticas públicas em prol do fim da violência, com um caráter educativo e que desnaturalizem a violência. Agradecemos a todos os parceiros, em especial a Juíza Dra Liliam e a Deputada Janaina Riva.” Ressalta a secretária.

As reuniões do Projeto “SABER VIVER” acontecerão toda as quintas feiras, às 17h no Fórum de Barra do Bugres, cada grupo tem previsão de 07 (sete) encontros, e será objetiva a redução de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e de implementar uma política de proteção às vítimas, visando a promoção da justiça e da equidade social, bem como, a reinserção familiar dos autores do fato.