Institucional Características
Geografia

Localização: Encontra-se na Microrregião de Tangará da Serra. Na Mesorregião Sudoeste matogrossense, distante 160 km da capital - Cuiabá.

 

Área territorial: 7.229 km². (ATLAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO/PNUD, 2000 e IBGE, 2010)

 

Relevo: Possui grandes extensões de planícies, às vezes levemente onduladas (EMPAER, 2008), caracterizando um terreno de pouca declividade.

 

Solo:  Na região existem vários tipos, dentre os quais citam-se areias quartzosas, latossolos, cambissolos e afloramentos rochosos. De um modo geral, é de baixa a média fertilidade natural, apresentando acidez moderada. (BERNARDINO, 2006).

 

Vegetação:  Por ser grande o território do município e por encontrar-se em dois biomas, a vegetação varia conforme a região. Observa-se no município a Área de Preservação Permanente, caracterizada pela Mata Ciliar, uma vegetação densa e alta. Apresenta árvores eretas, com altura predominante entre 20 e 25 metros. As espécies típicas desta fisionomia perdem suas folhas na estação seca. Além da Mata Ciliar, observa-se também a Mata de Galeria, uma vegetação de floresta tropical, sempre-verde (não perde as folhas durante a estação seca). Ela é chamada de Mata de Galeria porque as copas das árvores se encontram sobre o curso d’água formando um túnel.

Cidades vizinhas: Ao norte Tangará da Serra, Nova Olímpia e Denise; ao sul, têm-se Rio Branco, Cáceres, Salto do Céu, Jauru, Araputanga, Reserva do Cabaçal e Lambari d’Oeste; a leste, Rosário do Oeste, Alto Paraguai e Porto Estrela e a oeste Pontes e Lacerda.


Clima: Devido localizar-se em uma região de transição de Biomas (Amazônia e Cerrado) o clima é bem característico, sendo classificado como Tropical Quente e Sub-úmido. Apresentando verões chuvosos (Dezembro a Março) e invernos secos.

A precipitação máxima é de 1.750mm, com maior intensidade entre Dezembro a Fevereiro. Neste período as águas dos rios da região sobem cerca de 4 metros, principalmente o Rio Bugres e Paraguai. Em 2010 o Rio Paraguai chegou a subir 8 metros.

A umidade relativa de ar pode chegar a valores extremos, 90 a 98% no período de chuva e 5 a 25% no período de seca.

A temperatura média anual é de 25,5°C.. A maior máxima é de 40° C. e a menor mínima é de 0°C.

População: A população do município cresceu paulatinamente nas últimas décadas. Passando de 22.264 habitantes em 1991 para 31 mil habitantes em 2010 (IBGE 2010) e apresentando uma densidade Demográfica de 5 habitantes por km². Esta população enquadra Barra do Bugres em 18º município mais populoso do estado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA, (IBGE). Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 de jan. 2011.